A França vai destruir 4% de seus vinhedos
O maior produtor de vinho do mundo enfrenta uma grave crise decorrente das mudanças no consumo e na redução das exportações e por conta desta crise, o Ministério da Agricultura anunciou no dia 04 de outubro, que utilizará 120 milhões de euros (cerca de R$ 719 milhões, pela cotação de outubro/2024) fornecidos pela União Europeia para reduzir 4% de sua área destinada à produção de vinho.
O setor enfrenta uma crise significativa, sendo o principal fator a diminuição no consumo, com a China crescendo em produção e passando a importar vinho de outros países como o Itália e Espacha. Com isso, o governo francês pretende reduzir a oferta de vinho, de modo a evitar que os preços caiam, mesmo com a menor demanda.
Sendo o maior produtor mundial, a França contava, em 2023, com 789 mil hectares dedicados à vinicultura.
Como parte desse novo plano, o governo oferecerá cerca de 4 mil euros (R$ 23,4 mil, aproximadamente) por hectare que for desativado pelos produtores que aceitarem participar da iniciativa.
Espera-se que a medida resulte na eliminação de 30 mil hectares de vinhedos, o que representa 4% da área total de produção de vinho na França — equivalente a cerca de 27 mil campos de futebol.