SegredosDoVinho

Harmonizando Alimentos & Vinhos

Uma forma de explorar, potencializar e estimular o prazer através das características dos alimentos é a ingestão acompanhada de Vinhos. A correta harmonização de alimentos e vinhos promove a valorização dos aromas e sabores de ambos.

Ao conjunto dos estudos, conhecimentos e práticas que visam a conjugação harmoniosa de vinhos e alimentos numa refeição é dado o nome de Enogastronomia!

A Enogastronomia é uma expressão antiga da humanidade e das civilizações, que transcenderam ao tempo tornando-se um forte elemento cultural que define costumes de povos e suas localidades, tornando uma das identidades culturais e sociais de uma região, colaborando inclusive para a promoção de práticas turísticas.

Embora pareça que a harmonização de alimentos e Vinhos seja algo de ordem muito pessoal como “gostei” ou “não gostei” ou ainda, “como não gosto de tal vinho ou tal comida, logo não harmoniza”, deve-se ter claro em mente que a harmonização não se trata de uma opinião pessoal, mas sim de uma ideia baseada em estudos e experimentações que tem sido realizadas por profissionais ao longo das últimas décadas. Embora exista uma complexidade muito grande acerca deste tema, a ideia aqui é descomplicar o tema, trazendo regras mais simples.


Harmonização por Semelhança

Em uma harmonização por semelhança, muitos dos componentes do alimento e vinho são compartilhados entre si, combinando e intensificando um ao outro.

Alimento (condimentação e gordura)Vinho (corpo e teor alcoólico)
LeveLeve
Leve para médio pesoLeve para bom corpo
Médio pesoBom corpo
Médio para pesadoBom corpo para encorpado
PesadoEncorpado
Equivalência em harmonizações por semelhança

Harmonização por Contraste

Assim quando adoçamos um café para reduzir seu amargor, as diferenças entre alimento e vinho podem completar um ao outro, através de alguns princípios de adaptação cruzada:

AlimentoEfeito nos vinhos Vinho indicado para harmonizar
Doce– Atenua a acidez do vinho.
– Acentua o amargo do vinho
– Atenua a salinidade do vinho
Harmonize com vinhos doces.
Salgado– Acentua o amargor do vinho.
– Acentua os taninos do vinho.
Harmonize com vinhos com boa acidez e com poucos taninos.
Gorduroso e untuoso– Atenua a sensação Ácida do vinho.
– Atenua a sensação de taninos do vinho.
Harmonize com vinhos potentes e com muitos taninos. Os taninos limpam o paladar ao ingerir alimentos gordurosos.
Ácido– Tornam os vinhos poucos ácidos, inexpressivos.Harmonize com vinhos de acidez mais elevada e presente.
Suculento– É melhorada com ajuda dos Taninos do vinhoHarmonize com vinhos ricos em taninos. Os taninos ajudam na salivação e reforçam a suculência dos pratos
Picante– Acentua o álcool e o amargor do vinhoHarmonize com vinhos doces de baixo teor alcoólico para neutralizar a ardência do alimento.
Amargo– Acentua o amargor dos taninosHarmonize com vinhos pouco tânicos levemente minerais, adocicados ou com certa salinidade.
Pungente (intenso, como queijo roquefort ou gorgonzola)– Acentua a acidez e o amargor dos taninos no vinhoHarmonize com vinhos doces e com bastante acidez.