SegredosDoVinho

Outros tipos de embalagens

Vinhos em “Bag In Box”

Além das garrafas de vidro, nas últimas duas décadas, produtores de vinho cederam a novos tipos de embalagens para seus produtos. Uma delas é o “Bag In Box“, ou BIB como é mais conhecido. Os vinhos argentinos foram os pioneiros a introduzir no mercado brasileiro esta novidade, mas agora, já é possível encontrar vinhos nacionais também.  

Trata-se de uma caixa de papelão, contendo uma bolsa plástica com o vinho dentro. Daí o nome “Bag in Box”. Na bolsa plástica, há uma válvula de dosagem (torneirinha) agregada que permite retirar o vinho sem que haja entrada de ar. Isso é importante porque todo vinho em contato com ar, acaba oxidando e perdendo suas características organolépticas.

 A bolsa plástica é metalizada para proteger o vinho contra a luz e é feito com material boPETmet (Metalized Biaxilly Oriented Polyethylene Terephtalate). Em português, o material é chamado: Polietileno Tereftalato Bi-Orientado e Metalizado. 
   Algumas caixas de papelão trazem na parte superior, uma prática alça para transporte.  

   Os vinhos acondicionados neste tipo de embalagem, conseguem manter suas características inalteradas por até 1 mês após aberto. Guardando o BIB na geladeira, pode-se prolongar este prazo por 40 dias ou mais.  

   Normalmente, podemos encontrar vinhos embalados em BIB de 3 ou 5 litros. Fabricantes de vinhos genéricos (feitos com uvas americanas) estão substituindo os garrafões por este novo sistema.  

  

Mas se engana quem pensa que esta embalagem é só para vinhos ruins. Ela está sendo utilizada também para vinhos de qualidade melhor. Este sistema acaba sendo mais atrativo para donos de restaurantes e bares, que precisam servir doses individuais de vinho na taça, mas prezam pela qualidade do produto servido. É ideal também para servir vinho em uma festa, ou onde houver um consumo “on demand”. 

   Para o consumidor final, há suas vantagens e desvantagens:   

   Para quem faz do vinho um hábito cotidiano em doses moderadas, é interessante a idéia de poder apreciar o vinho sem desperdícios. Antes era necessário abrir uma garrafa e tomá-la inteira por até 3 dias (ou utilizar rolhas especiais do tipo Stopper).  

   Para pessoas que bebem vinho esporadicamente, não é grande vantagem, tendo em vista que a embalagem é de um mau gosto indiscutível, quando comparada ao charme e elegância da tradicional garrafa com rolha. 

   É difícil imaginar alguém abrindo um bom vinho para acompanhar por exemplo, uma pizza frita que foi feita rapidamente, com aquele molho pronto de latinha, em um dia de semana corrido, especialmente se a pessoa estiver em casa sozinha. Imagine então uma polenta com molho, que é um prato bem simples. Seria estranho acompanhar esta polenta com um vinho sofisticado e caro. 

Conclusão:    Os vinhos de melhor qualidade, embalados em BIB acabam sendo uma opção atraente para beber uma taça de vinho honesto com comidas e refeições simples do dia-a-dia, mas jamais poderão carregar vinhos nobres ou substituir as garrafas com seus charmosos rótulos, rolhas e cápsulas.

Vantagens da Bag In BoxDesvantagens da Bag In Box
Prolonga a vida do vinho após aberto por até 40 dias, evitando oxidação.Os vinhos embalados, na sua maioria, são vinhos genéricos.
Promove a possibilidade do consumo diário de vinho sem desperdícios.Ao invés de comprar estes vinhos, você pode adquirir rolhas de borracha que fazem vácuo nas garrafas de vidro, conservando bem o vinho por vários dias.
Fornece um produto mais acessível para consumo “on demand”.O vinho perde todo o charme em relação as garrafas de vidro.
Facilita o serviço de venda de vinhos fracionados em taças para restaurantes e bares.É necessário estar atento ao produto que irá comprar, pois poucos são ainda os vinhos de qualidade embalados nesse sistema.
Fornece mais segurança no transporte, pois as garrafas de vidro necessitam mais cuidado.
Tabela comparativa de vantagens e desvantagens dos vinhos embalados em Bag In Box

Vinhos em lata de alúminio

Vinhos em latas de alumínio têm sido também comercializados nos últimos anos. Se o charme não é o ponto forte (na verdade este editor que vos escreve, há 20 anos atrás, descrevia como sendo “de indiscutível mal gosto”), os vinhos enlatados ganham seu mérito na democratização do consumo do vinho seja ele tinto, rosè, branco ou espumante… Pode ser consumido na praia e transportado na caixa térmica com gelo, assim como ocorrem com as latas de refrigerante e cerveja.

Como as latas de vinho normalmente possuem capacidade de 269ml, permitem servir até 2 doses (2 taças de vinho), tornando prático para quem quer apenas desfritar de uma ou duas taças de vinho durante uma refeição. Pode ser uma opção também para quem toma vinho e não possui alguém para compartilhar uma garrafa inteira em restaurantes.

Vantagens da lata de alumínioDesvantagens da lata de alumínio
Protege o vinho sem o risco de rolhas, que se defeituosas, podem contaminar o vinho.A maioria dos vinhos em lata, são vinhos de consumo imediato; não prestam para guarda prolongada.
Dispensam uso de saca-rolhas, permitindo o consumo em qualquer local.Possui ainda um valor alto em relação ao vinho de garrafa, considerando que a lata de alumínio tem um custo de produção e transporte muito inferior à uma garrafa de vidro com rótulo, cápsula e rolha.
São vendidos em latas que servem 2 taças, ideiais para uma refeição a dois.O vinho perde todo o charme em relação as garrafas de vidro.
Facilita o serviço de venda de vinhos fracionados em taças para restaurantes e bares.É necessário estar atento ao produto que irá comprar, pois poucos são ainda os vinhos de qualidade embalados nesse sistema.
Fornece mais segurança no transporte, pois as garrafas de vidro necessitam mais cuidado.
Tabela comparativa de vantagens e desvantagens dos vinhos embalados em lata