Vinho & Chocolate. “Pode isso Arnaldo?”
Recentemente, cientistas da Universidade de Exeter e da Universidade de Brighton, ambas no Reino Unido, constataram que combinar vinho com chocolate, favorece o processo de renovação celular devido a presença de Resveratrol tanto no chocolate como nos vinhos tintos. O Resveratrol é um polifenol antioxidante, poderoso para o rejuvenescimento celular. As principais fontes de alimentos ricos em Resveratrol incluem amendoins, chocolate com no mínimo 70% de cacau e nas sementes e casca das uvas tintas. Como essas partes da uva fazem parte do processo de fermentação do vinho tinto, o mesmo também possui alta concentração de Resveratrol.
Já no âmbito da harmonização, quem já tentou combinar seu vinho favorito com algum chocolate, sabe bem do tamanho do desafio a ser enfrentado. Isso ocorre porque o chocolate possui alto teor de açúcar e gordura, sobrecarregando as papilas gustativas e dificultando a harmonização com o vinho.
A indústria de chocolates tem também investido em chocolates “gourmet”, cujos fabricantes descrevem que foram desenvolvidos especialmente para a harmonização com os vinhos, como é o caso da Cacau Show, que possui uma caixa de chocolates sortidos que, teoricamente, permite harmonizá-los com vinhos tintos, vinhos licorosos, espumantes e até mesmo com Cognac ou Brandy.
Embora seja um tema polêmico, ainda assim, para aqueles que queiram se arriscar e se divertir nessa tarefa, separamos algumas dicas básicas de harmonização de vinhos com chocolates:
Chocolate Branco – são produzidos com açúcar, manteiga de cacau e leite, sendo o chocolate mais doce entre todos. Para chocolates brancos, busque vinhos doces de sobremesa (sejam tintos ou brancos) como vinhos de colheita tardia (Late Harvest). Se for combinar com espumantes, opte por um espumante Moscatel.
Chocolate ao Leite – O chocolate ao leite também leva muito açúcar, leite e gordura. Dessa forma fica claro que este tipo de chocolate também deve ser harmonizado com vinhos doces. Neste caso é recomendado combiná-lo com vinho do porto do tipo Tawny, para complementar o sabor do chocolate sem o anular.
Chocolate Amargo – É o tipo de chocolate mais fácil de harmonizar com vinhos por serem menos doces e possuírem menos gordura, prevalecendo os aromas e o sabor do cacau. Por serem chocolates mais marcantes, harmonizam bem com vinhos tintos. Para chocolates meio amargos opte por um vinho tinto jovem como um Pinot Noir e para chocolates com teor de cacau igual ou acima de 70% opte por vinhos tintos mais marcantes como o Cabernet Sauvignon.