A Videira

Plantio da videira:  
É realizado por estacas através de pé-franco ou porta-enxerto (cavalo). 

Crescimento da videira: 
Plantio da uva americana como porta-enxerto (1º ano) >> Enxerto da uva européia (2º ano entre Abril e Julho) >> Poda e condução do broto de maneira adequada com produção pequena (3º ano) >> Primeira safra (4º ano) >> Safra completa (5º ano). 


Principais Ciclos da videira: 

Período de repouso (Maio a Julho) 
Ocorre a hibernação da videira. Perde as folhas, entrando em latência. Nessa época, faz-se a poda seca, que consiste no corte de galhos e o resto dos ramos são amarrados. 

Período de Crescimento (Agosto a Dezembro) 

Faz-se a poda verde, que consiste na retirada de folhas em excesso que estão impedindo que a luminosidade penetre no vinhedo. Ocorre o brotamento das folhas, floração e produção de seiva. Nesta época são realizados tratamentos Fitossanitários para combater pragas e fungos favorecidos pelo alto teor de umidade. 

Período de elaboração (Dezembro a Março)  

Ocorre o amadurecimento dos frutos, seguido da queda das folhas. É a época da vindima. 


Fatores que influenciam a qualidade do vinho: 

Tipo de solo, clima, microclima, nutrientes do solo, modo de condução da videira, tipo de videira, cuidados no ciclo da videira, cuidados na vindima, todos os processos de produção, o acompanhamento do enólogo, as garrafas, rolhas e armazenamento. 
 

Importância do solo e do clima: 

A qualidade da uva determina o vinho e o solo tem grande influência na qualidade da uva. As condições ideais para o cultivo da uva exige clima seco com temperatura em torno de 22ºC, adaptando-se bem a diversos tipos de solo, exceto solos úmidos e mal drenados. Porém o solo deve ser rico em matéria orgânica.
 

 Cuidados na colheita: 

Uma vez atingido o grau de maturação (que é definido pelo enólogo), as uvas devem ser colhidas e colocadas em caixas tomando o cuidado de não ultrapassar 17 quilos por caixa; esse procedimento evita que os bagos não sejam amassados. É desejável também que as uvas sejam levadas para a bodega no máximo 24 horas após a colheita. Esses procedimentos minimizam fermentações indesejáveis na própria caixa antes da elaboração do vinho. 
 

Importância da poda: 

a) Propiciar que as videiras frutifiquem desde os primeiros anos de plantio. 
b) Proporcionar à planta uma forma determinada que se mantenha por muito tempo e que facilite a execução dos tratos culturais 
c) Melhorar a qualidade da uva, que pode ser comprometida por uma elevada produção. 
d) Limitar o número de gemas para regularizar e harmonizar a produção e o vigor, de modo a não expor as videiras a excessos de produção que podem levá-las a períodos de baixa frutificação. 
e) Uniformizar a distribuição da seiva.