Vinho e Saúde

Resveratrol

Cada vez mais, estudos indicam o vinho como benéfico à saúde. Um dos componentes existentes no vinho que contribuem na proteção cardiovascular, é o Resveratrol. Os benefícios deste agente, pode ser obtido com o consumo diário, porém moderado de vinho. Sua maior contrivuição é para a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

O Resveratrol é um polifenol presente em altas concentrações nas cascas das uvas, vinho tinto e que faz parte de um conjunto de compostos denominados Fitoalexinas, que são produzidas pelos vegetais, com o objetivo de proteger contra o estresse causado por fatores bióticos, como os fungos patogênicos ou os abióticos, como a radiação ultravioleta.
 
Entre os benefícios do Resveratrol, podemos destacar:

De forma mais técnica, a publicação "Blood Coagul Fibrinolysis. 2004 Sep;15(6):441-6", baseados em estudos e pesquisas, declara que o Resveratrol promove efeitos antiateroscleróticos e antitrombóticos em modelo animal.   

Melatonina

     Pesquisadores da Universidade de Milão (Itália) descobriram que a casca das uvas rosadas, usadas para fazer o vinho tinto, contém melatonina. 

     Segundo a farmacêutica Aline Hervatin, a  melatonina é um neuro-hormônio produzido pela glândula Pineal no nosso organismo, responsável pela determinação do ciclo circadiano (o ciclo regulador do sono). 

     Por isso que os pesquisadores dizem que o consumo de algumas taças de vinho tinto atuam como sonífero. Esta descoberta, pode explicar porque relaxamos ao beber vinho.

     "Se os pesquisadores estiverem certos, o vinho tinto ajuda também a retardar o envelhecimento da pele", afirma Aline. "A melatonina atua também como antioxidante. Ao  metabolizar o oxigênio, o organismo produz moléculas altamente reativas chamadas radicais livres, que provocam o processo de envelhecimento das células".  Os antioxidantes são capazes de bloquear este processo de oxidação das células. 


Aline Hervatin, formada em farmácia colaborou com este artigo para o site "Segredos Do Vinho"
Referência bibliográfica: www.consulfarma.com.br