Arrumando a mesa em refeições  com vinho
 
     Uma dúvida que normalmente surge quando serve-se diversos tipos de vinhos durante um jantar, é quanto à arrumação da mesa. O consumo de vinho durante as refeições, normalmente indica que ele vem acompanhado de um prato mais elaborado do que comemos no dia-a-dia. Abaixo, há um esquema de como arrumar a mesa. Este é um caso onde é servido um jantar completo à francesa, composto de sopa, salada, peixe, carne e sobremesa. Nesse estilo de jantar os convidados são servidos na mesa. 
 
Uma arrumação sofisticada para jantares com diversos vinhos
 

É claro que, dificilmente utilizamos todos estes aparatos. Estamos colocando aqui, um exemplo de jantar completo admitindo que se seja servido espumante (ou champagne), vinho branco e vinho tinto. No final, o copo menor, serve para vinho licoroso ou doce para acompanhar a sobremesa.  

Caso alguns ítens não sejam servidos, simplesmente não coloque os talheres, pratos e taças que não serão utilizados, mantendo a posição das outras peças.  

 
Uma arrumação mais prática para refeições com vinho
Acima, exemplificamos uma arrumação de mesa para o dia-a-dia. Note que para este tipo de arrumação, não há sopa e será servido apenas um tipo de vinho. Qualquer que seja o vinho servido, a água sempre deve acompanhar. O copo de água sempre é maior porque calculamos uma quantidade duas vezes maior de água para cada convidado em relação a quantidade de vinho servida. Se o vinho for branco, o copo de vinho deve ser menor que o copo de vinho tinto; Isso porque o vinho branco é servido gelado e um copo menor, implica reposição mais constante de vinho para que não esquente demais na taça. 

Esta segunda opção de arrumação,  é mais que suficiente para a maioria das refeições acompanhadas de vinho.