Doces segredos: Os Vinhos de Sobremesa
 
Vinhos doces são espetaculares para serem apreciados na sobremesa. Combinam com frutas secas, doces em compotas, bolos, frutas frescas e até mesmo com queijos tipo Gorgonzolla. 

São vinhos com alto teor de açúcar, o que muitas vezes confere ao vinho um aspecto licoroso, existindo várias formas de se obtê-lo:  

1) Através de varietais de castas com alto teor de açúcar.  
2) Através da colheita tardia das uvas. 
3) Através da interrupção prematura da fermentação com adição de destilados de uva. 
4) Através da utilização de uvas que foram atacadas por fungos Botrytis Cinerea, que causa a perda da água no bago aumentando também o teor de açúcar. 
5) Através da utilização de uvas passas. Este procedimento não é muito utilizado, pois é muito difícil conseguir bons resultados. 

Alguns tipos de vinhos doces ou licorosos, destacaram-se pelo mundo devido às suas tradições e qualidades. São eles:  

Vinhos Tokaj - São vinhos produzidos com uvas botritizadas (atacadas por um fungo benéfico) na região denominada Tokaj-Hegyalja na Hungria (daí o nome Tokaji ou Tokay). Em sua maioria são vinhos brancos, de coloração amarela palha intensa (cor de mel).  

Vinhos Sauternes - São vinhos da região próxima de Bordeaux-França. Nem todos os vinhos Sauternes são doces. Somente em anos de boa safra (vintage), quando as uvas são infectadas pelo fungo Botrytis Cinerea. Outro vinho famoso dessa delimitação é o Barsac, proveniente de um sub-distrito de Sauternes. 

Vinhos do Porto - São vinhos portugueses da região que leva o nome do vinho. São encontrados também na versão doce com estágio em carvalho e que tiveram adição (fortificação) de destilado de uva. Os tipos mais populares encontrados em gôndolas de supermercados, adegas e importadoras são o Ruby (tinto), White ou Tawny. 

Exemplos de vinhos do Porto com boa relação custo-benefício: Porto Comenda, Real Companhia Velha e Adriano's. 

Vinhos Marsala - É um vinho produzido na região de Marsala (Sicilia-Itália), É um vinho fortificado e tem pelo menos 12% de álcool, que pode ser fabricado doce.  
É oxidado como o vinho madeira. Tipos de marsala: Fine, Superiore, Superiore Riserva, Vergine, and Vergine Stravecchio or Vergine Riserva. 

Vinhos Late Harvest - São vinhos elaborados com uvas colhidas tardiamente. Quando as uvas passam da época certa da colheita, começam a ficar mais passadas, enriquecendo o teor de açúcar. São vinhos menos encorpados e menos licorosos, mas com preços mais acessíveis que os vinhos Tokaj e Porto. Regiões com climas quentes (por exemplo o Vale do São Francisco no Nordeste brasileiro), têm conseguido obter bons vinhos desse tipo, como o "Miolo Terranova Late Harvest",  

Outros tipos de vinhos licorosos: Além desses famosos vinhos, podemos citar vinhos moscatel, produzidos com uvas do tipo moscato (em francês: Muscadelle) ou ainda os vinhos espanhóis de Jerez.