Vinho ganha espaço na balada e nos barezinhos
 
     Para quem acha que vinhos é coisa só para jantares sofisticados e comemorações especiais, ou ainda, quem acha que é coisa de velho, está enganado. 
    Cada vez mais o público jovem adere ao consumo de vinhos em barezinhos e baladas. E esta opção não é só na capital não! Bares de cidades no interior de São Paulo já oferecem uma carta de vinhos bem grande aos baladeiros de plantão. 

     Fomos conferir a carta de vinhos no "Armazém Dom Pedro" em Salto (SP). Lá é possível apreciar vinhos nacionais e importados como os tradicionais vinhos da Miolo (Brasil), Concha y Toro e Santa Helena (Chile), Bolla (Itália), além de espumantes como o Mumm argentino. O Destaque ficou por conta do argentino Latitud 33 Cabernet Sauvignon, importado pela Moët Hennessy, grupo especializado em artigos de luxo. 

     Os preços começam a ser mais justos e convidativos. Uma garrafa de Latitud 33 por exemplo, estava custando R$29,00.  

     Encontramos também diversos varietais do vinho nacional Almadén por R$14,00, que é um vinho mais simples, mas que pode ser bebido sem nenhum compromisso no agito da noite. 

     Agora, no que se refere ao serviço do vinho, é necessário que empresários deste ramo realizem um treinamento aos seus "Barmans". O conhecimento de um Barman deve ir além de preparar vodka on the rocks ou whisky com energético. Falta prática ao abrir a garrafa de vinho. Os saca-rolhas muitas vezes são inadequados e as rolhas quase sempre quebram na mão deles. Mas essas atrapalhadas não tiram o bom humor e a vontade de beber um bom vinho!
 

 Dicas ao beber vinhos em bares 
Exija sempre que o garçom ou barman abra a garrafa na sua frente, para evitar adulterações ou para evitar que lhe sirvam vinho oxidado.   
Verifique no rótulo a safra do vinho e evite safras muito antigas (especialmente para vinhos brancos) 
Se beber vinho, evite misturar com bebidas destiladas, como whisky, tequila e vodka 
Não compre vinho fracionado em taça. Prefira uma garrafa inteira. Isso garante a integridade e o sabor.
 
 
 www.SegredosDoVinho.com.br