Champagnes e reis bíblicos
Garrafas de champagne com nome de reis bíblicos
 
     É do conhecimento dos apreciadores de vinhos, que os champagnes são vinhos espumantes produzidos nas regiões de Epernay e Reims na França e que só os espumantes dessa região podem ser chamados de champagne. Mas outras curiosidades envolvem reis bíblicos e as garrafas de champagnes. 

     As garrafas grandes dificilmente são comercializadas fora da França, o que as tornam raras, bem porque muitas delas são sopradas e moldadas artesanalmente. Essas garrafas grandes podem armazenar a capacidade equivalente a 100 taças de champagne. No total existem nove tamanhos diferentes de garrafas para champagne, sendo que as garrafas pequenas chegam a armazenar o equivalente a apenas uma taça. 

     Para cada tamanho, a garrafa recebe um nome, de acordo com a tabela abaixo: 

Split 187,5ml, aprox. 1,5 taças
Meia-garrafa 375ml ,aprox. 2,5 taças
Garrafa 750ml, aprox. 5 taças
Magnum 2 garrafas, aprox. 10 taças
Jerobam 4 garrafas, aprox. 20 taças
Matusalem 8 garrafas, aprox. 40 taças
Salmanasar 12 garrafas, aprox. 60 taças
Baltasar 16 garrafas, aprox. 80 taças
Nabucodonosor 20 garrafas, aprox. 100 taças

     Esses nomes de reis bíblicos foram atribuídos às garrafas por volta de 1800, por motivos desconhecidos. Jerobam foi rei no início da formação de Israel. Matusalem foi um rei que viveu por 96 anos. Salmanasar foi um rei assírio que governou a Judéia. Baltasar foi um dos três Reis Magos, mais conhecido como o Senhor do Tesouro e neto de Nabucodonosor. Nabucodonosor, foi rei da Babilônia e destruiu jerusalém com seu poderoso governo.

     Além dos tamanhos das garrafas de champagne, cada uma delas traz sempre designações impressas no rótulo. Essas designações significam:  

  • NM: Négociant-Manipulant - São casas que compram uvas de terceiros para produzir seus vinhos.
  • MA: Marche d'Acheteur - São champagnes que utilizam marcas de terceiros e que não pertencem ao produtor do vinho.
  • RM: Récoltant-Manipulant - São vitivultores que utilizam suas uvas próprias para produzir o vinho e só podem comprar 5% de uvas adicionais de terceiros.
  • CM: Coopérative-Manipulant - São associações de viticultores que produz e vende champagnes como representante de seus membros.
  • RC: Récoltant Coopérauter - São viticultores que produzem e vendem champagnes associados a cooperativas. 
 www.SegredosDoVinho.com.br