A Expovinis 2008 (12º Salão Internacional do Vinho) reuniu mais de 250 espositores e um público recorde no Expo Transamerica 28 e 30 de Abril. O site Segredos do Vinho, traz uma cobertura com detalhes dos lançamentos e destaques dos principais produtores, importadores e distribuidores.  
 
Ana Import
(Importador)
Obra Prima (Importador)
Barrinhas (importador)
Barbeito (Portugal)
Boscato (Brasil)
Mont Reaga (Espanha)
Casa Valduga (Brasil)
Pizzato (Brasil)
Cristo de la Vega (Espanha)
Vinos & Bodegas (Espanha)
Lidio Carraro (Brasil)
Gabriel Meffre (França)
Hannover
(Importadora)
Santo Emilio
(Brasil)
Miolo (Brasil)
Quinta da Neve (Brasil) 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 Ana Import (Importadora)
A Ana Import, uma das mais representativas importadoras de vinhos do país, apresentou alguns vinhos top da França e Itália. Os destaques ficaram por conta do Champagne Mailly Rosè, produzido em Reims e que apresenta aromas frutados e notas de fermento. Na boca é fresco e possui ótima acidez, com perlage intenso. O tinto Les Hauts de Lynch-Moussas, do Médoc é outro excelente vinho apresentado pela importadora, mas o grande vinho do velho mundo na Expovinis, foi o Manachiara, um Brunelo de Montalcino fantástico, redondo, untuoso e macio com reflexos púrpura e muito límpido. 

     Outra linha de vinhos mais acessíveis e que merecèm destaque pela qualidade, é a linha Ópalo, disponível em 3 varietais: Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah. O Ópalo Malbec é o mais equilibrado entre os três, apresentando aromas de ameixas e cerejas, com muita persistência em boca. 

Ana Import: www.anaimport.com.br / (11) 5501-1900 
 
 


Barrinhas (importador) 
  No quesito "vinhos de sobremesa", o destaque máximo fica por conta do Grandjó Late Harvest, um vinho licoroso e doce produzido em na Região do Douro em Portugal e que recebeu um dos prêmios Top Ten durante a Expovinis 2008. O vinho é um nectar! Lembra mel e laranjas maduras, com vestígios de passas e abacaxi. É excelente para acompanhar sobremesas leves, baseadas em frutas tropicais. A garrafa de 500ml custa em torno de R$160,00. 

www.barrinhas.com.br / (21) 2131-0021 
 
 

 
 
 
 


Boscato (Brasil) 
     A respeitada vinícola Boscato este ano participou do Salão Internacional do Vinho e contou com a presença do Enólogo Clóvis Boscato, que ofereceu e explicou aos visitantes toda sua linha de vinhos 100% varietais, produzidos em quantidade limitada na cidade de Nova Pádua no Rio Grande do Sul. Todo o processo de vinificação é controlado pelo Enólogo Clóvis Boscato e todo o desenvolvimento das videiras é acompanhado por sua filha, engenharia agrônoma. Este acompanhamento intenso, resulta em vinhos finos e delicados, muito aromáticos. O destaque fica por conta do Boscato Reserva Chardonnay, que é muito fresco, leve, lembra frutas cítricas como abacaxi e deixa ótimo final de boca limpa, devido a acidez extremamente equilibrada e agradável. 
 
www.boscato.com.br 
boscato@boscato.com.br 
(55) 3296-1377

Casa Valduga (Brasil) 
  
O simpático Juarez Valduga esteve o evento todo presente para mostrar ao público seu mais novo e emblemático vinho: "Storia". Este vinho, produzido a partir da varital Merlot, é intenso, lembra frutas vermelhas extremamente maduras e possui taninos muito marcantes, mas que em boca são suaves e delicados. Tem um final complexo, que lembra café e especiarias, com retrogosto persistente e envolvente. É um vinho redondo e que possui todas as características de grandes vinhos europeus. 

     Outro produto que faz sucesso há alguns anos, é o espumante Casa Valduga 130, que agora recebeu um novo rótulo que destaca ainda mais as qualidades deste excelente espumante. 

Ainda este ano, um grande lanámento é o Brandy Valduga, que será comercializado em estojo de luxo, feito em madeira. Ideal para presentear! 

     E para finalizar, a grande novidade, mostrada pelo próprio Juarez, com exclusividade ao site SegredosDoVinho, é a safra 2007 do Amante, um apaixonante e envolvente vinho rosè produzido em pequena quantidade com uvas Malbec. 

 
www.casavalduga.com.br   

Cristo de la Vega (Espanha) 
A vinícola espanhola Cristo de la Vega apresentou aos importadores brasileiros, sua linha de vinhos Marques de Castilla e o espumante Yugo. Esta vinícola possui um dleicioso vinho branco, obtido a partir das uvas Airén (típicas da Espanha), que confere uma harmonia muito grande ao vinho. É perfumado e possui notas cítricas muito agradáveis. Estes vinhos ainda não podem ser encontrados no Brasil, mas esperamos que em breve possamos apreciar esta linha de vinhos com uma deliciosa paella. 
  
 
 
 
 


Lidio Carraro (Brasil)        Além dos irmãos Giovani, Juliano e Patrícia, este ano os visitantes da Expovinis tiveram a oportunidade de conhecer seus pais Izabel e Lídio Carraro. Como sempre, a família consegue surpreender o público não só pela simpatia, mas principalmente pelos vinhos de altíssima qualidade. O Singular Nebbiolo 2005 e o novíssimo Singular Teroldego estão entre os vinhos mais comentados durante o evento.  

     A família é a pioneira em cultivar a casta Teroldego (conhecida também como Teroldego Rotaliano) que é proveniente do Trentino-Alto Adige na Itália. O cuidado com o cultivo desta casta resultou em um vinho aromático, equilibrado e com taninos muito macios. 

 
 www.lidiocarraro.com / vinhos@lidiocarraro.com / (54) 3459-1222  
 

Hannover (Importadora) 
 
     A importadora Hannover destacou a linha de vinhos chilenos Viu Manent, produzidos no Vale do Colchagua. Esta linha de vinhos, nas versões varietais Sauvignon Blanc, Chardonnay, Malbec Rosè e Semillon Late Harvest, pode ser encontrada em uma série de grandes restaurantes e hotéis de São Paulo e outras capitais do país. Infelizmente estes vinhos não são comercializados diretamente para o público. 
 

 


Gabriel Meffre (França) 
     Os vinhos franceses "Négociant" da marca Gabriel Meffre foram apresentados aos importadores e empresários presentes no evento. Entre os vinhos trazidos pela Embaixada da França para exposição, estão diversos rótulos de Côtes du Rhône, Châteauneuf-du-Pape, Hermitage e Gigondas. Os vinhos não estão sendo comercializados no Brasil...ao menos por enquanto! 
 
 
 
 
 
 
 

Obra Prima (importadora) 
 
     A importadora Obra Prima (antiga Dalçóquio) além dos já conhecidos e apreciados vinhos chilenos Viñedos Errazuris Ovalle, trouxe este ano os vinhos portugueses Poças Junior, com detaque para os vinho do porto 20 years old Coroa de Rei. A versão Tawny destes vinho é ganhador de medalhas de prata no Challenge International du VIn 2005 e 2007 em Bordeaux na França. Representando a Argentina, a importadora apresentou o espumante orgânico Il Segreto, produzido com o varital Chardonnay. 

www.obraprimaimportadora.com.br / (41) 3085-0030 
 
 
 


Barbeito Madeira (Portugal) 
 
     Para as pessoas que são fascinadas pelos vinhos Madeira, podemos certamente destacar os vinhos Barbeito Madeira 10 anos, apresentados nas castas Sercial e Boal com exclusividade para degustação entre o público presente na Expovinis, pois o vinho ainda não está sendo comercializado no Brasil. Estes vinhos produzidos na região demarcada de Madeira em Portugal possuem aromas que remetem mel, frutas cristalizadas e passas, apresentando uma cor âmbar intensa. Excelente para finalizar as refeições! 
 
 
 
 
 
 


Pizzato Vinhas e Vinhos (Brasil) 
     Este ano, Jane e Flávio Pizzato apresentaram vinhos que ainda não foram lançados no mercado. De tão novos, os vinhos Chardonnay e Fausto Rosè da safra 2008 ainda não foram filtrados, mas já se apresentam em boca, delicados e deliciosos.  

     Outro destaque é o Espumante Brut Rosè 2007, produzido a partir das castas Merlot (80%) e Egiodola (20%) , com fermentação a frio por 17 dias. Este fino espumante, obtido pelo método Champenoise, possui deliciosos aromas frutados, que lembram frutas vermelhas silvestres. É muito fresco, leve e possui acidez equilibrada. 

Como sempre, a família Pizzato produz excelente vinhos e já é uma tradição trazer ao evento, amostras exclusivas que, já fazem sucesso mesmo sem a filtragem e clarificação! 

www.pizzato.net  / flavio@pizzato.net  


Mont Reaga (Espanha) 
     Grande parte dos vinhos espanhóis são de incrível qualidade e não podia ser diferente com a Bodegas Mont Reaga, vinícola que apresentou seus vinhos a representantes e importadores brasileiros. Uma grande suprpresa e que deve agradar o público brasileiro, especialmente nos dias quentes de verão, é o Isola de Mont Reaga. É um vinho rosè muito refrescante e leve. Possui aromas muito marcantes de morangos semi-maduros e na boca é muito intenso. Estes vinhos ainda não estão sendo comercializados no Brasil, mas esperamos poder encontrá-los em breve nas importadoras e redes de supermercados! 
 
 
 


Miolo (Brasil)
Miolo Wine Group, a maior empresa vinícola do Brasil trouxe toda sua linha de vinhos, desde o Miolo Seleção ao Lote 43, além dos vinhos que comercializa em parceria com outros produtores mundiais. Fábio Miolo, representante da vinícola, recebeu os visitantes e mostrou-lhes seus novos vinhos, com destaque ao Miolo Gamay, um vinho tinto leve e alegre, assim como seu rótulo, desenhado por Romero Britto. A obra de uso exclusivo para o vinho traz imagens coloridas alegres e vibrantes, representando alegria e festa. 
www.miolo.com.br 
miolosp@miolo.com.br 

Quinta da Neve (Brasil)
   Acari Amorim, representante da vinícola apresentou os vinhos Quinta da Neve Pinot Noir e cabernet Sauvignon, produzidos em São Joaquim - SC.  

     O Pinot Noir desta vinícola é o grande destaque, pois esta casta apesar de difícil cultivo na região, surpreende com um vinho aromático, que lembra frutas vermelhas maduras, intenso e com grande persistência. 

acari@empreeendedor.com.br / (49) 3233-1123 
 
 
 
 


Santo Emílio Vinícola (Brasil)
     Quem procura vinhos exclusivos e diferenciados deve conhecer os vinhos de altitude produzidos em Santa Catarina. O vinho Leopoldo 2006, produzido a partir do corte de Cabernet Sauvignon e Merlot tem bom corpo, taninos resolvidos e de arestas aparadas. Seus aromas são complexos e nos remetem a frutas vermelhas silvestres. Com as uvas cultivadas em São Joaquim, a enóloga Patrícia Poggere criou este potente, mas ao mesmo tempo, muito delicado. 

vinicola@indusflora.com.br / (49) 3221-1851 
 


Vinos & Bodegas (Espanha)
     Podemos encontrar na rede Pão de Açúcar, o vinho Las Cuatro Estaciones, mas este ano a vinícola espanhola Vinos & Bodegas trouxe para apresentar aos importadores, a linha de vinhos Finca SantaFe nas varietais Merlot, Cabernet Sauvignon e Shiraz. Além de excelentes vinhos, um belo rótulo compõe essas garrafas, lembrando respingos de vinho. Outros vinhos apresentados foram Real Bodega e Mirador de Castilla Selección, que por enquanto não estão a venda no Brasil. 
 
 
 
  

Segredos do Vinho é o website com a mais completa cobertura da Expovinis 2008!