SegredosDoVinho

Queijo Caciocavallo

Caciocavallo é um tipo de queijo coalho estirado feito de leite de ovelha ou de vaca. É produzido em todo o sul da Itália, principalmente nas montanhas dos Apeninos e na península de Gargano. Com a forma de uma lágrima, tem sabor semelhante ao queijo Provolone do sul da Itália, com casca dura e comestível.

Etimologia
O nome italiano do queijo caciocavallo significa literalmente “queijo de cavalo” e geralmente pensa-se que o nome deriva do fato de que duas formas de queijo são sempre amarradas com uma corda e deixadas para amadurecer colocando-as em ‘um cavallo’, ou seja, abrangendo , sobre um galho ou galho horizontal.

História
Aparentemente, caciocavallo foi mencionado pela primeira vez por volta de 500 aC por Hipócrates, enfatizando a “inteligência dos gregos em fazer queijo”. Columella em seu tratado clássico sobre agricultura, De re rustica (35–45 dC), descreveu precisamente os métodos usados em sua preparação, tornando-o um dos queijos mais antigos conhecidos no mundo. Tipos de queijo com nomes semelhantes a “caciocavallo” são comuns em todos os Balcãs e no sul da Itália (Mediterrâneo Oriental). Na Sicília, o Ragusano DOP, conhecido localmente como “caciocavallo ragusano”, teve que abandonar a denominação “caciocavallo” para obter o status de DOP.

Tipos
Muitos tipos diferentes de caciocavallo existem na Itália e vários são reconhecidos como Prodotto agroalimentare tradizionale (produto alimentar regional tradicional) como Caciocavallo podolico (produzido apenas com leite da raça Podolica), Caciocavallo di Castelfranco (do vale Miscano nos Apeninos) ou Caciocavallo di Godrano (freqüentemente chamado de caciocavallo palermitano).

Status geográfico protegido (PDO)
Caciocavallo Silano é feito com leite de vaca em áreas designadas do sul da Itália, nas regiões de Basilicata, Calábria, Campânia, Molise e Apúlia, e ganhou status de proteção geográfica em 1993.

Fonte: Wikipedia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *